terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOSSOS MELHORES AMIGOS: OS LIVROS

Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante
Drummond

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.
Descartes

Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos.
Oscar Wilde



De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e seu silêncio ganhará voz. 
Martha Medeiros

Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a humidade, os bichos, o tempo e o próprio conteúdo. 
Paul Valéry

TRABALHO COM MOSAICOS

Cada aluno possui uma perspectiva, uma ótica, seu potencial de criação, sua subjetividade e identidade intrínsecos de cada um. Mesmo que os trabalhos se parecem não são, absolutamente, iguais. Cada um percebe o mundo e a arte de uma forma.

PESQUISA SOBRE OUTRAS CULTURAS

As fotos seguintes mostram  a exposição e apresentação dos alunos da oitava se´rie, da escola E E E F Padre  Anchieta. Após uma pesquisa pesquisa realizada sobre países da Europa os discentes apresentam  seus trabalhos tendo um cartaz para auxiliar e ilustrar a pesquisa.
Como um rizoma cada aluno busca contextualizar com outras realidades, ir além da realidade conhecida, ou estabelecida pela sociedade, instituindo uma ligação com outra cultura investigando culturas e fatos curiosos sobre a cultura escolhida pelo aluno.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Orientar e Mediar

O professor tem a missão de orientar e mediar a cultura seja ela autóctone ou estrangeira, nunca preterindo uma pela outra, e não obstante, interligá-las, relacioná-las. As culturas são interligadas, são resultados de processos anteriores que se complementam.

Cultura Local

Homenagear ou vivenciar a cultura local não  significa distanciar-se do mundo e focar-se apenas no microcosmo oferecido por essa sociedade, mas, há intrínsico neste ato aquilo que a sociedade pós-moderna está perdendo, a referência, referência de cosdtumes, referência histórica... Quando observamos o mundo para compreendê-lo melhor, mesmo que sejamos "cosmopolitas" não devemos esquecer as nossas origens. QUEM NÃO SABE DE ONDE VEM, NÃO SABE PARA ONDE VAI!