terça-feira, 21 de junho de 2011

EDUCAR = LIBERTAR

Qual finalidade de criar um blog sobre educação? Por que utilizar esta ferramenta contemporânea de interação?
A resposta vem à tona, quando procurei na web e encontrei algumas respostas que especificam situações e em que é útil o uso de blogs em Educação?
O uso das novas ferramentas tecnológicas online deve ter sempre em conta as limitações e potencialidades destas, para que de facto exista uma mais valia na sua aplicação. Portanto, o seu uso e escolha depende, em grande parte, dos objetivos a que nos propomos, no nosso caso interagir com os aspectos relativos ao curso de Educação Continuada (depois de entrar em contato com as obras de Nietzsche, fiz uma analogia entre o curso e o "devir" do ser humano).
Podem ser criados e geridos por professores (individualmente ou em grupo), por alunos (individualmente, por grupos de trabalho, ou por turmas) e até simultaneamente por professores e os seus alunos. O público-alvo de um blog destes poderá ser professores, alunos, pais, comunidade educativa em geral, e pode até não ter um público-alvo específico.
Possíveis usos dos blogs em Educação:




  • Apresentação das várias etapas de um projecto educativo de um ou mais professores;










  • Preparação de encontros em Educação;










  • Reflexão em torno de temas educativos;










  • Apresentação de projectos/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente);










  • Criação de um jornal escolar online;










  • Divulgação das actividades de um clube de escola;










  • Apoio a uma disciplina.





  • Além disso, a discussão sobre as variantes e tendências que tangem a educação recebem a atenção merecida,  visando o bem da sociedade que apesar de ter evoluido em inúmeros aspectos ainda encontra-se distante do que seria um ideal de "humanidade", livre para pensar, agir enfim o "blog" teria a finalidade de destacar a relevância que a educação tem para que  o ser humano se liberte dos grilhões que a sociedade impôs através do currículo que gera a subserviência e "cega" mais ainda a população, cordeirinhos. Por isso proferido e e feita a analogia do educar = libertar.